Victor Mestre e Sofia Aleixo

Victor Mestre (1957). Arquitecto (ESBAL, 1981). Mestre em Reabilitação do Património Arquitectónico e Paisagístico, desenvolvendo tese subordinada ao tema Arquitectura Popular da Madeira, sob orientação do Arqtº. Fernando Távora (Universidade de Évora, 1997). Diploma de Estudos Avançados em Teoria e Prática da Reabilitação Urbana e Arquitectónica, no âmbito da investigação de Tectos de Alfarge em Portugal, sob orientação de Professor Victor Péres Escolano (Universidade de Sevilha, 2005). Doutor em Patrimónios de Influência Portuguesa, com o tema Arquitectura Vernacular de Goa, sob orientação do Professor Dr. Walter Rossa (Universidade de Coimbra, 2018).

Investigador na área do Património Arquitectónico e Arquitectura Vernacular, técnicas construtivas e tipologias, e sua conservação (desde 1982). Autor do livro Arquitectura Popular da Madeira (Argumentum, 2002), co-autor de Arquitectura Popular do Arquipélago dos Açores (Ordem dos Arquitectos, 2ª ed. 2007), de Tradicional Mediterranean Architecture (Ecole d’Avignon/CAATEEB, 2002) e de IAPXX – Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX (Ordem dos Arquitectos, 2005). Contribui em dois volumes de Património Português no Mundo: Arquitectura e Urbanismo, sob Direcção de José Mattoso (Fundação Calouste Gulbenkian, 2010). Integrou a equipa científica do Dicionário Enciclopédico da Madeira (2020). Actualmente desenvolve na qualidade de editor do Brasil, a coordenação da equipa de actualização da Enciclopédia da Arquitectura Vernacular do Mundo, da autoria de Paul Oliver e Marcel Vellinga.

Funda a Victor Mestre |Sofia Aleixo, arquitectos em 1991 em Lisboa com Sofia Aleixo, onde tem desenvolvido diverso tipo de projectos e obras, concluídas ou em curso, de Norte a Sul do País e ainda nas Regiões Autónomas da Madeira, Açores e no Estrangeiro.

 

Sofia Aleixo (1967). Arquitecto (FAUTL, 1991). Frequentou o período de docência do Tercer Ciclo em Teoría y Prática de la Rehabilitación Arquitectónica y Urbana da Universidade de Sevilla (Espanha) (2003-2004). Aprovada em Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, apresentadas à Universidade de Évora, com o tema “Estúdio Fotográfico Carlos Relvas (Golegã): reabilitação e restauro. Métodos de Projecto e de Implemento em obra” (2007). Doctor of Philosophy em reabilitação do património arquitectónico com o tema “Cultural Values change in the Rehabilitation of Historic Schools in Portugal”, (2016) pela School of Architecture, Faculty of Technology, Design and Environment, Oxford Brookes University (Oxford, Reino Unido), tendo sido bolseira da Fundação de Ciência e da Tecnologia (FCT) (2009-2013).

Desde 1996 é docente universitária, até 2000 no IADE e a partir de 2002 é docente das Uc’s de Projecto no Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA) da Universidade de Évora. Colabora na Pós-Graduação em Reabilitação e Conservação do Edificado na UE. Docência a alunos internacionais no MA in International Architectural Regeneration and Development (IARD), na Oxford School of Architecture (OBU), Oxford, Inglaterra (2012). Orienta dissertações de mestrado do MIA, tendo sido premiadas no âmbito do Prémio IHRU – Dissertações 2018 e Archiprix 2018. Nomeada pelo Departamento de Arquitectura para representante da Universidade de Évora no XV Prémio Secil Universidades – Arquitectura (2019).

Investigadora integrada do CHAM-UNL onde coordena a secção de arquitectura no projecto RIC – Revistas de Ideias e Cultura do Seminário Livre de História de Ideias, desde 2017 (lançamento público da Revista “A Construcção Moderna”, em 2019). Investigadora colaboradora na Universidade de Évora no pólo do IHC CEHFCi. Peer Review do “Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development”, desde 2017.

Coordenadora do Gabinete Técnico Local de Belver, Câmara Municipal de Gavião, entre 1999 e 2001, onde desenvolveu o Plano de Acção Local e diversas intervenções em edifícios tradicionais de valor patrimonial de acompanhamento no centro histórico da vila.

Desde 1991 exerce a profissão em regime de profissão liberal, com o Arquitecto Victor Mestre, sendo sócia-fundadora da Victor Mestre |Sofia Aleixo, arquitectos, onde tem desenvolvido diverso tipo de projectos e obras, concluídas ou em curso, de Norte a Sul do País e ainda nas Regiões Autónomas da Madeira, Açores e no Estrangeiro.