SALA CAPíTULO

A Sala do Capítulo é uma das estruturas essenciais à vida conventual. É aqui que reunia o capítulo, em assembleia, com a totalidade ou quase totalidade dos ocupantes do convento. O capítulo teria como obrigação a discussão da regra ou regras do convento e também as questões práticas da vida conventual.

Na maioria dos casos, as salas do capítulo são salas muito decoradas, podendo em alguns casos, ter uma maior complexidade arquitetónica a par da decoração.

Nesta sala podemos observar o teto em abóbada de berço pintado a fresco.  A figura pintada em meados do séc. XVIII, é baseada numa gravura da Assunção da Virgem por Jean Pesne (1623-1700) datada do séc. XVII.  As paredes verticais são pintadas a fresco em escaiola (imitação de mármore).

A abóbada e paredes estavam cobertas por mais de 1 cm de cal sobreposto por graffitis, escritos, e outras pinturas. Em 2015, após a remoção destes elementos, foram deixadas à vista as presentes pinturas, completamente originais e praticamente sem repinte.